sábado, 3 de janeiro de 2015

Principais verificações pré e pós-concretagem

Cuidados antes, durante e depois do lançamento do concreto ajudam a garantir a qualidade da execução da estrutura e a segurança da obra


Reportagem: Aline Mariane

Limpeza 

Antes de começar a concretagem, deve-se verificar se existem objetos como plásticos, papéis, madeiras e arames nas fôrmas e nas armaduras. Primeiro, são removidos os resíduos maiores, manualmente. Depois, utiliza-se uma lavadora de alta pressão para remover o pó de madeira. Essas impurezas podem comprometer o desempenho da estrutura.




Objetos metálicos


Para remover pregos e outros objetos metálicos, pode-se utilizar um ímã preso a um cabo de vassoura.




Checagem do prumo

Antes do lançamento do concreto, é preciso verificar se as fôrmas dos pilares estão aprumadas. Durante o lançamento do concreto, o encarregado e o mestre de obras, preferencialmente, devem monitorar de perto o prumo e comunicar imediatamente ao engenheiro deslocamentos não previstos, de forma que seja possível corrigir qualquer problema ainda durante a concretagem.




Travamento e escoramento

Antes da concretagem, é preciso verificar o travamento das fôrmas dos pilares e do sistema de escoramento. É um procedimento fundamental para garantir a qualidade da execução da estrutura e a própria segurança do serviço, evitando movimentações e deslocamentos do conjunto de fôrmas durante o lançamento do concreto.





Desenforma
Depois da desenforma, feita no dia seguinte à concretagem, é necessário checar se o alinhamento, o prumo e o nivelamento de pilares e vigas estão de acordo com o projeto estrutural. Eventuais imperfeições devem ser corrigidas na hora em que são identificadas.




Bicheiras

Bicheiras Em pilares com maior densidade de armaduras moldados com concretos mais consistentes, é comum ocorrer esse tipo de falha, também conhecida como "bicheira". Ela acontece quando o concreto não é adequadamente adensado com o vibrador. Esse problema deve ser tratado rapidamente com graute e registrado em uma ficha de verificação de serviço, para ter um melhor controle das não conformidades.




Tratamento 

O tratamento ideal para o combate de bicheiras em superfícies de concreto é a aplicação da argamassa Grout.

Grout  é uma argamassa composta por cimento, areia, quartzo, água e aditivos especiais, que tem como destaque sua elevada resistência mecânica.

Ele se caracteriza por ser auto adensável, permitindo sua aplicação no preenchimento de vazios e juntas de alvenaria estrutural.


Outros pontos fortes de sua utilização estão na recuperação de estruturas, na fixação de equipamentos, no reparo de pisos, entre outros.







Escoramento remanescente

Por fim, observe se o posicionamento e a quantidade de escoras remanescentes estão de acordo com o indicado no projeto. Se houver escoras insuficientes ou se forem removidas antes de 28 dias (na maioria dos casos), podem surgir "barrigas" e fissuras nas lajes e vigas, já que o concreto ainda não adquiriu resistência suficiente para aguentar o peso próprio da estrutura.















Fonte - http://equipedeobra.pini.com.br/construcao-reforma/74/artigo326182-1.aspx








                              




Nenhum comentário:

Postar um comentário