Cuidados antes, durante e depois do lançamento do concreto ajudam a garantir a qualidade da execução da estrutura e a segurança da obra
Reportagem: Aline Mariane
Limpeza
Antes de começar a concretagem, deve-se verificar se existem objetos como plásticos, papéis, madeiras e arames nas fôrmas e nas armaduras. Primeiro, são removidos os resíduos maiores, manualmente. Depois, utiliza-se uma lavadora de alta pressão para remover o pó de madeira. Essas impurezas podem comprometer o desempenho da estrutura.
Objetos metálicos
Para remover pregos e outros objetos metálicos, pode-se utilizar um ímã preso a um cabo de vassoura.
Checagem do prumo
Antes do lançamento do concreto, é preciso verificar se as fôrmas dos pilares estão aprumadas. Durante o lançamento do concreto, o encarregado e o mestre de obras, preferencialmente, devem monitorar de perto o prumo e comunicar imediatamente ao engenheiro deslocamentos não previstos, de forma que seja possível corrigir qualquer problema ainda durante a concretagem.
Travamento e escoramento
Antes da concretagem, é preciso verificar o travamento das fôrmas dos pilares e do sistema de escoramento. É um procedimento fundamental para garantir a qualidade da execução da estrutura e a própria segurança do serviço, evitando movimentações e deslocamentos do conjunto de fôrmas durante o lançamento do concreto.
Desenforma
Depois da desenforma, feita no dia seguinte à concretagem, é necessário checar se o alinhamento, o prumo e o nivelamento de pilares e vigas estão de acordo com o projeto estrutural. Eventuais imperfeições devem ser corrigidas na hora em que são identificadas.
Depois da desenforma, feita no dia seguinte à concretagem, é necessário checar se o alinhamento, o prumo e o nivelamento de pilares e vigas estão de acordo com o projeto estrutural. Eventuais imperfeições devem ser corrigidas na hora em que são identificadas.
Bicheiras
Bicheiras Em pilares com maior densidade de armaduras moldados com concretos mais consistentes, é comum ocorrer esse tipo de falha, também conhecida como "bicheira". Ela acontece quando o concreto não é adequadamente adensado com o vibrador. Esse problema deve ser tratado rapidamente com graute e registrado em uma ficha de verificação de serviço, para ter um melhor controle das não conformidades.
Tratamento
O tratamento ideal para o combate de bicheiras em superfícies de concreto é a aplicação da argamassa Grout.
Grout é uma argamassa composta por cimento, areia, quartzo, água e aditivos especiais, que tem como destaque sua elevada resistência mecânica.
Ele se caracteriza por ser auto adensável, permitindo sua aplicação no preenchimento de vazios e juntas de alvenaria estrutural.
Escoramento remanescente
Por fim, observe se o posicionamento e a quantidade de escoras remanescentes estão de acordo com o indicado no projeto. Se houver escoras insuficientes ou se forem removidas antes de 28 dias (na maioria dos casos), podem surgir "barrigas" e fissuras nas lajes e vigas, já que o concreto ainda não adquiriu resistência suficiente para aguentar o peso próprio da estrutura.
Fonte - http://equipedeobra.pini.com.br/construcao-reforma/74/artigo326182-1.aspx










Nenhum comentário:
Postar um comentário